Sexo e Saúde Mental – Quais as Correlações?

sexo saúde mental

O sexo sempre governou a vida e a mente do homem, bem como as suas relações. Isso está relacionado à perpetuação da espécie, à dominância, poder, território e, principalmente, pelo prazer.

Muitos tabus que vemos hoje em relação ao tema, está ligado a alguns conceitos errados que nós, enquanto sociedade, com doutrinas conservadoras, desenvolvemos a respeito do sexo e do amor. Muitas vezes, achamos que os dois são parte de um mesmo impulso, quando não são, eles são impulsos independentes.

Estudos a respeito do sexo e da sexualidade datam desde a Grécia antiga, tema que atiçava a mente dos gregos antigos. No entanto, foi apenas no final do século XIX, que importantes livros foram publicados a respeito desse tema, como o Libido Sexualis do Albert Moll e Estudos de Psicologia Sexual de Havelock Ellis.

O fato é que pesquisas atuais têm demonstrado que saúde e sexo andam de mãos dadas. A OMS afirma: “A saúde sexual é um estado de completo bem-estar físico, emocional, mental associado à sexualidade e não só à ausência de doença ou enfermidade.”

 

casal sem sexo problemas

 Quais são os Problemas Sexuais mais comuns em Homens e Mulheres? 

As causas que contribuem para o surgimento de disfunções sexuais, podem ser de origem orgânica, psicológica ou mista.

Problemas como sedentarismo, obesidade, tabagismo, ansiedade, estresse, fatores econômicos, uso de alguns medicamentos, problemas afetivos, problemas de natureza relacional, fatores profissionais, desconhecimento do próprio corpo, traumas sexuais e outros, são alguns dos fatores que reflete de forma negativa na vida sexual.

Muitas vezes, a origem da disfunção é orgânica, mas é agravada pelo fator emocional. E isso acontece tanto em mulheres quanto em homens. Mas em relação às mulheres, o tabu para conversar sobre o tema é ainda maior, devido a ideias conservadoras que ainda permeiam o imaginário cultural.

 

mulher sem tesão na cama

 Principais Disfunções Sexuais Femininas 

• Diminuição ou ausência de desejo sexual. A mulher não se interessa por nenhuma atividade sexual, sejam elas preliminares ou a atividade sexual. Ela pode até mesmo evitar o contato físico íntimo.
Isso pode acontecer devido a alterações hormonais, doenças do sistema endócrino, ansiedade, depressão.

• Perturbação da excitação sexual. A mulher não consegue manter seu estado de excitação durante o sexo, de modo que ele tende a cair, por causa da falta de lubrificação vaginal. Esse problema tende a ocorrer em casos como amamentação e menopausa, em doenças crônicas como problemas na tireoide, medicamentos ou tabagismo. Além dos fatores psicológicos e de ordem relacional, como comunicação falha ou falta de estímulo.

• Dispareunia. É a dor na região pélvica ou genital durante o sexo. Podendo também ocorrer antes ou depois das relações sexuais. Alguns fatores como infecções ginecológicas e conflitos de ordem psicossexual, podem contribuir para o problema.

• Vaginismo. É a dificuldade que pode surgir em suportar a penetração por causa de uma contração involuntária. Isso acontece devido a traumas do passado, culpa, crenças negativas sobre a sexualidade, experiências com dor.

 

disfunção sexual homem

 Principais Disfunções Sexuais Masculinas 

• Disfunção erétil. Homens mais jovens tem maiores chances de ter disfunção erétil por motivos psicológicos e os mais velhos, por causas orgânicas. Se caracteriza pela incapacidade persistente de manter uma ereção adequada até completar a relação sexual, provocando dificuldades e mal-estar. As causas são variadas e podem incluir doenças vasculares, problemas hormonais e neurológicos, ansiedade, estresse, baixa autoestima, problemas conjugais, problemas psicológicos e outros.

• Ejaculação precoce. Nesta disfunção o homem encontra problemas em manter a relação sem ejacular rapidamente, seja na hora em que a penetração ocorre ou um pouco após a penetração. Causas psicológicas estão ligadas a ansiedade e estresse e as orgânicas, ligadas ao consumo de álcool e drogas. Para isso, é importante buscar alternativas que auxiliem homens e mulheres a lidar com esses problemas de forma eficaz.

 

sexo benefícios

 Quais os Benefícios do Sexo Ligados à Saúde Mental? 

• Diminuição do estresse, uma vez que o sexo ajuda a diminuir a tensão.
• Aumento da autoestima. O sexo promove a liberação de hormônios e emoções e isso promove o bem estar e o prazer, o que eleva a autoestima.
• Melhoria no sono. O sexo promove relaxamento muscular e o orgasmo libera substancias que causam bem-estar e exaustão.

Como os estimulantes sexuais podem ajudar nas disfunções sexuais? Eles surgiram no mercado na década de 90 para ajudar inicialmente homens a lidar com os problemas de ordem sexual. Mas com a sua popularização, hoje existem estimulantes que são feitos para homens e mulheres e são a base de compostos naturais, minimizando os efeitos colaterais.

Dessa forma, muitos estimulantes tem ajudado casais a retomarem sua vida sexual e intimidade. Além disso, atuam elevando a autoestima e ajudando o indivíduo a ter uma melhor performance em outras áreas da vida, como no campo profissional, que está intimamente relacionado à confiança da pessoa em si mesma.

E você, já usou algum estimulante natural? Nós temos o estimulante perfeito para você, tesão de vaca vai te proporcionar momentos incríveis.

 

site outros

✓ Outros…

Afrodisíacos Funcionam para dar tesão? ⇗

Tesão de Vaca Vende Cada vez Mais ⇗

Comprar Remédio para Deixar com Tesão ⇗

 

 
 

pedido

Pedido no site oficial ➚